[GTER] Cobrança Ilegal ( Off topic )

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Oct 8 13:23:22 -03 2004

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque wrote:

> Teríamos?
> A minha conta de Luz vem com uma tarifa denominada "Custo de
> Disponibilidade do Sistema Elétrico", que nada mais é que assinatura
> básica.

Que vai a zero se voce consumir energia equivalente.  É uma tarifa
minima.  A maioria das pessoas nem sabe que isso existe, pois não é todo
mundo que tem um imóvel disponivel para ficar desabitado, e ninguem que
eu conheca gasta menos que a tarifa minima habitando no imóvel.  Só para
constar, no Rio de Janeiro essa tarifa é de 10W por fase, ou seja, 30W
para redes trifásicas residenciais.

Agora, pegue o valor de um pulso telefonico, multiplique por 100 (a
franquia) e compare com o valor da assinatura.

Eu pensava como voce, até que fiz essa conta.