RES: RES: RES: [GTER] voice over velox

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue Oct 5 10:43:29 -03 2004

Concordo plenamente:

SIP (port UDP 5060/5061 geralmente) e' um protocolo para sinalizacao
G.711, G.722, G.723, G.729, GSM e iLBC sao os codecs que sao usados para
a voz.
Nos US, a maior parte de servicos "VOIP direto para o usuario final"
estava usando SIP, ATT CV foi o primeiro a usar MGCP com o Dlink 1120M,
mas estao trocando o adaptador (2427 ? ou algo do genero). O DTA-310 da
Packet8 e' sip, mas na caixa vem um "checkmark" para SIP ou MGCP de
acordo com o firmware carregado, e acredito que eles usem MGCP no
chamado "virtual office".

RTP e' o protocolo para os pacotes de media propriamente dito (UDP
tambem, mas o range de portas nao e' fixo).

As solucoes da Nortel para carrier geralmente sao H.248 e SIP. Em
mercado enterprise, H.323 e SIP. Tem MGCP tambem para alguns tipos de
solucao com "gateways de linha menores", no lugar de H.248.

De protocolo 'alternativo', tem o IAX2, mas nao sei se os 'vendedores
estabelecidos' oferecem produtos com ele.

Eu creio que se provedores tentarem comecar a bloquear este trafego, vai
ser a tipica corrida, vao comecar a mudar portas, criptografar o trafego
e assim vai.