[GTER] Routers Juniper

Giuliano Cardozo Medalha giulianocm at uol.com.br
Mon Nov 29 19:07:29 -02 2004

Marlon,

Os roteadores Juniper ate onde eu conheco ... pelo pessoal que os
utiliza e da experiencia de algumas semanas... sao excelentes.

Todas as plataformas M e T-series sao produzidas para trabalhar com ASIC
dedicado no processamento de pacotes.
A arquitetura tambem parece ser inovadora para alcancar alto desempenho
e funcionalidade.

As interfaces Giga, POS, ATM que eu ja vi em producao, trabalham com
altos niveis (96 a 100 %) de encaminhamento,
de pacotes IPv4 e IPv6 e com varias "features" habilitadas: unicast,
multicast, filtro bidirecional com varias entradas, QoS, MPLS, IPsec,
tunelamento de trafego e analise (accounting).

A caixa costuma trabalhar a CPU (grande parte do tempo sem consumo)
somente no processamento dos protocolos de roteamento (BGP, OSPF,
IS-IS), antes de definir a tabela de rotas. Acompanhei varios testes de
equipamentos M-20 em laboratorio com equipamentos de teste
da Spirent (AX-4000) e os roteadores se mostraram muito robustos em
varias simulacoes de utilizacao real.

Agora ... nao que o equipamento nao tenha problemas e seja perfeito ...
o proprio SO Junos (baseado em FreeBSD se nao me engano) tem bugs como
todo software, mas  a equipe de engenharia parece trabalhar bem rapido
para resolve-lo e melhora-lo constantemente.

Com relacao as empresas no Brasil que utilizam:

Terra
IG
Registro-BR
Brasil Telecom
Telefonica
UOL
OptiGlobe
Global Crossing
Copel (no sul)
TVA (Abril)

Se  voce quiser olhar no mundo:

Abilene - Internet2
China Telecom (fecharam por esses dias)
Dantes
Canarie
JAPAN
Startup
Ampath
Telefonica (backbone mundo)
NFS Teragrid
Franca Telecom

Grande Parte das Redes de Educacao e Pesquisa no mundo (por que sera
hein ???):
http://www.juniper.net/solutions/industry_solutions/research_education/presentations/JnprRtrsInRENtwks.zip

Abracos,

Giuliano