[GTER] Embratel fora

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Mon Nov 29 13:04:15 -02 2004

Durval,

Fibras para instalação externa (outdoor - tipo loose) são mais resistentes
para extração/instalação que as que vemos nos CPDs e dentro da empresa (tipo
tight). Normalmente, passam diversos pares em um mesmo cabo, e tem um
elemento de tração e outros que protegem contra choques mecânicos e umidade.

Basta ter uma caixa de passagem e profissionais capacitados
(esforçados e cuidadosos). Até podem roubar uns 500m, mais que isso seria
difícil pois acredito que não seria discreto - não sei como foi nesse caso.
Não dá pra fazer muita coisa, mas já alimenta um backbone de uma empresa de
pequeno porte (instalação outdoor). Difícil dizer como ficou a fibra, e
garanto que nem os possíveis ladrões estão sabendo se a fibra está
funcionando, mas se roubaram, roubaram. De qualquer forma, varia muita da
instalação da fibra e o acesso à mesma. É a primeira vez que vejo isso
acontecer.

Em relação a questão da chuva, se usaram cabos inadequados na instalação
(tipo tight), ou a estrutura externa da fibra foi danificada, é possível
degradar a fibra com a umidade.

No entanto, a  Embratel  tem que se decidir: ou foi roubo ou a chuva... :o)
[]'s
--aristeu

Roubo de fibra??? Isso acontecia com cabos de cobre, que eram roubados
para serem vendidos a peso nos ferro-velhos da vida.

Ate' onde eu sei, o cabo de fibra nao vale nada (ou vale muito pouco),
principalmente porque a fibra certamente vai ser toda partida durante a
"operacao" de extracao... Alem disso, fibra normalmente e' enterrada,
enquanto que  os cabos de cobre eram aereos (logo normalmente nao se
corre o risco dos "industria alternativa de mineracao de cobre" roubar
o cabo de fibra achando que e' de cobre...)

> Apos o problema solucionado deram a desculpa da CHUVA que caiu ontem,
> mais uma vez ficamos sem saber o que ocorreu...

Mais uma vez estranho. Desde quando chuva prejudica um cabo de fibra?

Se alguem tiver informacoes diferentes, por favor esclareca, mas esta'
me parecendo que o Gerente de Contas esta' precisando atualizar o
"excuses list" dele :-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)