[GTER] Dúvida em operação DNS

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Thu Nov 25 08:51:01 -02 2004

Jorge Godoy wrote:

> Isto depende também da configuração do servidor.  Ele pode estar
> configurado para responder a algumas requisições locais e consultar os
> root servers se não encontrar ou então consultar outros servidores de
> uma hierarquia superior à dele (forwarders).  O processo de consulta é
> mais ligado à configuração do que ao próprio servidor usado.

Hmmm, ok, esqueci dos "forwarders".

> Sim, é round robin.   Veja:

OK. O cluster f.root-servers.net (ou .org) eh round-robin baseado em seu
proprio DNS. Mas existe esta mesma distribuicao entre os diferentes
root-servers? Por exemplo, consulto o servidor a.root-server, depois na
proxima pesquisa, o b.root-server, depois c.root-server, etc, etc?

> É uma hierarquia.  A análise é feita da direita para a esquerda.
> Tomemos 'www.registro.br' como um exemplo.  O domínio analisado é, na
> verdade, 'www.registro.br.'.  O '.' final corresponde ao nível 'root',
> ali ele consultará um root server que informará quem é responsável pela
> parte seguinte, o 'br'.  Consultando o servidor responsável pelo '.br',
> ele informará quem é o responsável pela parte seguinte o 'registro.br',
> e assim você vai subindo até chegar ao endereço da máquina.

Entao, "teoricamente", um (ou mais) dos "root-servers" eh o responsavel
pelos dominios .br ?

> É uma redundância.  Teoricamente os servidores possuem as mesmas
> informações já que há a replicação do servidor mestre (autoritário para
> a zona em questão) para os servidores escravos.
>
> Lembre-se sempre que há um prazo de validade para a informação (o TTL).

Mas, por que os dominios tendem a apresentar problemas, por exemplo,
demora na resolucao do nome, caso o primario pare, ao contrario dos
escravos? Se todos tem o mesmo peso, isto nao deveria acontecer. Digo,
caso um pare, o problema deveria ser o mesmo para todos.

Mto agradecido.

--
Alexandre