[GTER] Banda utilizada para VoD

Eduardo Cesar eduardo.cesar at lo.unisal.br
Thu Nov 25 08:33:06 -02 2004

Saudacoes pessoal
Gostaria de tirar uma outra duvida com os amigos
seria o seguinte, vamos supor que eu tenha ripado um DVD de filme e passado para mpeg ou avi ou qualquer tipo que possa
ser visto no computador, porem este arquivo ripado vai ficar em um servidor
vamos supor tambem que este arquivo tenha 4,7 Giga e que tenha 120 minutos de duracao de filme (creio que esta duracao em minutos
seja o maximo para este tipo de DVD, correto?)
OK, vamos em frente
suponha tambem que tenho uma rede Fast Ethernet 100Mbit/s cabo utp cat 6
entao ficaria da seguinte forma:

---------------------------------                                                                                                                    ---------------------------------
| computador             |----------- switch 10/100 (2590 cisco) ------------ switch 10/100 (3350 cisco)-------------|   Servidor com          |
| acessando video      |                                                                                                                    |  video                       |
--------------------------------                                                                                                                       __________________

Fiz os seguintes calculos para saber ± o uso de banda favor vejam se esta correto

video 4,7G passando para mega para padronizar 4,7 x 1024 =  4812,8MByte agora passando para Mbit = 4812,8 x 8 = 38502,4Mbit
Ok temos em Mbit o filme inteiro com duracao de 120 minutos
agora vamos fazer o calculo do tempo vamos passar para segundos entao temos 120 x 60 = 7200
entao vamos fazer o calculo de peso sobre o tempo
no caso 38502,4 / 7200 =         5,34755Mbit/s
entao cheguei a conclusao de que se uma pessoa estiver assistindo a um video esta ira gastar 5,34Mbit/s
esta correto isso? Caso nao tenha sido claro favor comentar pois preciso fazer um trabalho sobre isso, desculpem qualquer coisa
Agradeço desde ja,
Eduardo Cesar