[GTER] newbie - lista com todos os dominios .BR

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed Nov 24 12:08:50 -02 2004

Alexandre,

On Wed, Nov 24, 2004 at 10:54:26AM -0200, Alexandre Hautequest wrote:

> Ela eh de dominio publico, mas nao da forma que ele precisa.

Sim. Nomes de domínio tem seu conhecimento público via consultas
unívocas no DNS ou WHOIS. Este é o fim do ato do registro, porém, para
preservar os dados dos registrantes de abusos, a lista completa, ou
seja o índice do WHOIS, não é fornecido de forma alguma. A grande
maioria dos registries não fornece isto. Os que fornecem em geral o
fazem resguardados por NDAs, e encontram-se em países aonde isto é
levado a sério e quando ocorre um abuso o aderente é passivel de real
punição.

Este é um dos problemas quanto a adoção de DNSSEC pelos registries.
Segundo os drafts que devem virar RFC em breve, para a prova de
inexistência de domínios usa-se uma lista encadeada com a referência
para o próximo nome, este problema é conhecido como "NSEC (Next
Secure) Walking", e revela a lista completa dos nomes em uma zona.

Frederico