[GTER] [OT] - Raid sem destruir dados

Christian Asmussen krico-gter at mandic.com.br
Fri Nov 12 09:13:22 -02 2004

Marcelo Estanislau wrote:

>Buenas...
>
>Amigos, desculpe pela ignorância, mas tenho que perguntar...
>Tenho um servidor (Linux, mas é claro) que não foi projetado inicialmente para
>trabalhar com raid, e agora estamos pensando em fazer raid-1 via software
>nesta máquina. Existe uma alternativa de fazer o arranjo da raiz sem perder os
>dados/formatar o disco do servidor?

Sim!  Tem uma manobra ninja pra fazer isto ;-)

Voce monta o raid como se uma das pernas dele estivesse degraded (no
caso a particao/disco ativos).  Copia os dados desta particao para o
raid degraded.  Ai faz o boot pelo raid...  Se funcionar voce injeta a
particao antiga como se tivesse arrumado o disco.

[s]
Krico

--
Christian Asmussen