RES: RES: [GTER] Pirataria na banda larga da TV a Cabo

Elio Somaschini elio at bragnet.com.br
Thu Nov 11 17:29:23 -02 2004

Caro Marco Antonio,

Fiquei triste com o teu comentário sobre os ganhos dos provedores ao
venderem Speedy.
Na verdade, salvo Terra (que é da própria), UOL, IG e algum outro grande,
todos perdem dinheiro com Speedy!

Talvez você não conheça alguns fatos:
a) Quando um provedor se qualifica na Telefónica para poder ser um provedor
de Speedy, ele tem que ter um link com a Telefónica. E ela cobra (caro) por
isso.
b) Da mensalidade que o usuário paga ao provedor, grande parte retorna à
Telefónica.
Resultado: o provedor que tiver menos de 200 usuários cadastrados está
pagando mais do que recebe!!! O ponto zero é (melhor dizendo: era dois anos
atrás quando recebi oferta para ser um  provedor Speedy)214 usuários.

O absurdo disso tudo é o modelo de negócio. O correto seria: o cliente quer
speedy. Escolhe o provedor. A Telefónica faz o link até a central dela e o
provedor e este (provedor) sai pelo backbone que quiser. Aí sim seria justo.

Do jeito que está, realmente o provedor não faz nada e simplesmente paga
para a Telefónica. Os clientes são dela (e o trabalho de venda é do
provedor!)e, quando ela decidir mudar as regras, adeus provedores.

A bronca deve ser contra a tal empresa que bate a carteira de todos nós:
Telefónica.

Desculpe o assunto off topics, mas creio ter esclarecido as coisas. Qualquer
dúvida, pergunte em pvt que te mostrarei planilhas de custos.

Abraços
Elio Somaschini