[GTER] HD's externos... (NOVIDADE)

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Wed Nov 10 14:16:19 -02 2004

> From: Alexandre Hautequest <hquest at onda.com.br>
> Subject: Re: [GTER] HD's externos... (NOVIDADE)
> To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> <gter at eng.registro.br>

> Particularmente, nao iria confiar dados de minhas maquinas Sun em discos
> firewire/usb... pra casa, tudo bem, mas corporativamente... ainda acho
> meio radical demais.

Concordo com o Alexandre. Não querendo levar esta discussão adiante, mas,
pelo menos por enquanto, acredito que as soluções firewire e USB seguem
perfis completamente diferentes dos armazenamentos externos e storage.

- Uma solução de armazenamento externo para servidor é para casos que
requerem alto desempenho e alta disponibilidade (tolerancia a falhas com
hot-swap, varios tipos de RAID, fontes redundates...).
- Uma solução com armazenamento externo para desktop (USB/Firewire) serve
para extender o armazenamento, uma forma alternativa de backup total, ou
para ajudar na transferencia de dados. Pode-se colocar tolerancia a falhas
com RAID 0 (descréscimo de performance em relação a outros RAIDs), e sem
hot-swap na solução de tolerancia, pelo que pude ler rapidamente no site
(posso estar falando besteira).

Cada produto tem um segmento. Eles não "brigam" entre si. Quando se
igualarem na função (desempenho + alta disponibilidade), ai sim, vai ser uma
briga feia, inclusive no preço. Se o e-mail não é uma aplicação crítica  na
empresa que valha uma solução corporativa (como seria em provedores por
exemplo), podes adotar soluções de small business/desktop.

Ainda ratifico, nada segura o crescimento desordenado dos dados caso não
haja uma politica rígida de armazenamento com quota e remoção (ou realocação
para outra midia) de itens antigos/não utilizados. Não há calculo que
solucione a demanda, e, no final, somente teremos um problema maior para
solucionar. (+backup e +armazenamento). Não adianta eu comprar 5Tb de HD e
várias DLTs, amanhã, isso vai piorar. Se o problema for crescimento de
usuários, é outra questão: o aumento de armazenamento tem um ROI - e os
diretores aprovarão felizes o investimento ou, pelo menos, aprovarão.

[]´s
Aristeu