Re: [GTER] confiabilidade de circuitos por satélite.

Marcos Jesus dos Santos marcos.jesus at comsat.com.br
Fri Nov 5 16:32:04 -02 2004

Marlon

   no caso que voce coloca creio que a solução satelite, apesar do
problema do Delay,  parece ser a mais adequada, hoje estão disponiveis
soluções de Vsat que apresentam um custo bem interessante, vindo com
multicast nativo, qos e tudo mais que seria necessário para tem um bom
desempenho em  uso como este. A confiabilidade apesar da já falada
suscetibilidade da Banda KU a chuva também é excelente, um sistema bem
dimensionado e configurado somente apresenta quedas em situações
extremas, mas este é claro é um fator a ser considerado. Esta solução
contudo não é fornecida sob demanda, mas o dimensionamento das redes é
feito de forma a minimizar os custos. É uma solução muito facil de
testar visto que não necessita de infraestrutura como  postes, cabos,
fibras etc, pode-se montart um teste piloto rapidamente, é somente a
instalação da estação terrena e dependendo do caso um circuito para dar
acesso a rede Vsat. Se voce já tem os equipamentos de video ou consegue
demo deles é uma boa opção para aclarar suas duvidas.

[]s

 Mjesus