[GTER] Mini Provedor DIALUP

rafaell at ctbctelecom.net.br rafaell at ctbctelecom.net.br
Thu May 6 09:35:39 -03 2004

Jardel,

para isso, você vai precisar de montar o RAS (Remote Access Server) e para
organizar melhor os acessos, e também
manter uma base de billing padrão, você deve montar um servidor de
autenticação RADIUS.

O daemon preferido por todos para o RAS é o Mgetty
(http://alpha.greenie.net/mgetty/) e fica bem legal quando você usa
o path de auth RADIUS para PPPD
(http://www.chelcom.ru/~anton/projects/pppd-tacacs+radius/). Isto vai
fazer com que
você possa autenticar os usuários PPP no RADIUS.

Eu tive uma ótima experiência com o Portslave
(http://sourceforge.net/projects/portslave/), que sempre funcionou muito
bem alem de ter um aspecto um pouco mais profissional. Este daemon foi
descontinuado a tempos, e o pessoal da
LRP ( Linux Router Project), manteve este software por muito tempo, até
fechar as portas e deixa-lo na sourceforge para
a comunidade continua-lo.

Para o serviço de Radius, eu sugiro o Cistron
(http://www.radius.cistron.nl/), por sua simplicidade. Porém existem
outros
servidores fantásticos que você pode estar utilizando base de dados em
SGBD e não em arquivo, possuem interface
gráfica, relatórios etc.

Outro servidor Radius muito bom é uma variação do Cistron chamada
FreeRADIUS (http://www.freeradius.org/).

existem outros que vale a pena testar como o gnuRADIUS o OpenRADIUS o
XtRadius e etc...

existe também sistemas de bilhetagem como o IBS
(http://ibs.sourceforge.net/)

E ferramentas WEB para manusear o serviço como por exemplo o RAM
(http://www.unifiedportal.com/products/SECURITY/screen.html)
que é muito legal.

O que não vai faltar para você no google é tutorial que ensina instalar o
Portslave,  Radius  e Mgetty.

Cordialmente,

Rafael Leonardo Aquino.
CTBC / CGR / Serviços IP

Jardel de Oliveira Soares <Jsoares at vesper.com.br>
Enviado Por: gter-bounces at eng.registro.br
05/05/04 06:35 PM
Favor responder a Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes