[GTER] proposta anti-spam da Microsoft

cardoso at dadm.mar.mil.br cardoso at dadm.mar.mil.br
Fri Mar 19 08:55:06 -03 2004


Com certeza isso não vai adiantar nada. Como seria feito o controle nos
diversos servidores STMP com relay aberto?
 Fora isso, eu mesmo posso criar meu servidor SMTP e enviar e-mail "a torto
e a direito" pra qualquer canto da internet.

A idéia desse selo? Quem regularia? Teriam que ser mudados todos os
clientes de e-mail para isso?

Acho que essa idéia pode até incentivar um novo tipo de comércio, os
enviadores de SPAM. A empresa XYZ contrata
os serviços dessa nova empresa que teria vários direitos de usos de
usuários individuais e enviaria o SPAM no nome da empresa XYZ.

Fabiano Cardoso



Pessoal alguém entendeu isso:

Eu nao consegui entender o paragrafo que diz:  os internautas individuais e
as companhias sem fins lucrativos disporiam de uma cota de e-mails para
serem enviados gratuitamente.
Por acaso spammers nao sao "individuos" também ou nao poderiam se passar
por
um ou varios, para ter essa cota estipulada multiplicada por x. Enfim
alguém
imagina como seria o controle disso?

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Selo pago para e-mail poderia acabar com spam?

Se as iniciativas da Microsoft e de outras empresas para frear a propagação
do spam continuarem prosperando, em breve os internautas terão que pagar
por
cada e-mail enviado. Se tudo correr bem, pagarão quase nada e poderão,
finalmente, ficar livres do lixo eletrônico.

O dinheiro gasto para enviar milhões de e-mails com ofertas relativas a
produtos que alongam o pênis, que garantem a satisfação sexual e que
apresentam oportunidades para se tornar milionário em poucos dias é muito
baixo. Este é o motivo da Microsoft e algumas outras empresas defenderem
soluções que passam pelo pagamento de uma taxa mínima para cada e-mail
enviado.

Elas sugerem, por exemplo, a criação de um "selo" digital, que precisaria
ser comprado e enviado em todas as mensagens eletrônicas, reproduzindo o
que
acontece com as cartas tradicionais. Para Bill Gates, fundador da
Microsoft,
esta é definitivamente uma solução contra o spam.

Recentemente, a Microsoft revelou mais detalhes sobre este seu projeto,
chamado Penny Black em referência ao selo introduzido na Grã-Bretanha no
século XIX e que foi o primeiro método a obrigar o remetente, e não o
destinatário, a pagar pela mensagem.

O projeto da MS sugere que o remetente pague a franquia com memória e poder
computacional necessários ao PC para o processamento das mensagens. A
empresa acredita que esta fórmula causaria um grande transtorno aos
spammers, pois eles teriam que utilizar equipamentos cada vez mais
sofisticados para ter tanto poder computacional já que enviam milhões de
e-mails por dia.

A Goodmail Systems também criou um método para frear o spam que obrigaria
os
spammers a pagar um preço por cada e-mail enviado. Nesse caso, os
internautas individuais e as companhias sem fins lucrativos disporiam de
uma
cota de e-mails para serem enviados gratuitamente.

No entanto, em um momento no qual o e-mail é utilizado a torto e a direito
e
ganha terreno sobre o telefone e o correio tradicional, muitos críticos
consideram essas propostas uma heresia contrária ao espírito da Internet.
As
dúvidas e controvérsia vão se amontoando. No caso de cobrança monetária,
não
está claro onde iria parar o dinheiro arrecadado pelos e-mails nem quem
cuidaria dessas contas. Muito menos quem cobraria das empresas.

Além disso, há as questões relativas à censura, à conversão de moedas e aos
transtornos derivados da possibilidade de alguma grande companhia decidir
gastar US$ 1 mil, por exemplo, para enviar milhões de spams. Bill Gates
insiste na viabilidade da proposta. Recentemente previu que em dois anos o
problema do spam estará resolvido graças aos métodos que obrigarão os
spammers a pagar.

O apoio do presidente da Microsoft pode ser crucial para acabar com esta
praga, não só porque com sua fortuna poderia comprar boa parte das
companhias que importunam o internauta, mas porque a Microsoft é a dona dos
gigantescos serviços de e-mail MSN e Hotmail.

A Microsoft já formou uma aliança com a América Online, a Earthlink e o
Yahoo para explorar e coordenar uma estratégia anti-spam, e conta com apoio
de especialistas como o editor da news.com, Charles Cooper, que considera
esta opção como a "menos ruim". Outros, como o comentarista do Mercury News
Mike Langberg, acreditam que não há um remédio mágico capaz de acabar com
esta epidemia. Ele aposta em uma combinação de medidas, como leis mais
duras
e melhores sistemas de filtragem de e-mails.

Redação Terra



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