[GTER] Blacklist

Julio Cesar Covolato julio at psi.com.br
Wed Mar 17 01:10:39 -03 2004

On Tue, 16 Mar 2004, Gelson Dias Santos wrote:

>  Programas que utilizam filtros bayesianos, como o POPFile classificam a
> mensagem inteira, inclusive levando em conta o from: da mesma.
>
>     Gelson

	Não conheço o POPFile, mas o spamassassin, que também usa o
algorítimo de Bayes, não classifica emails com virus.

	A Grande confusão que está ocorrendo hoje nos sistemas de emails,
é a mal configuração dos "servidores antivirus".

	Ocorre o seguinte: O provedor X tem sistema de antivirus, o qual
quando recebe um email contaminado, rejeita o email e avisa o "sender" que
a máquina dele está contaminada, ora, se os novos virus, replicam-se
usando o "fake sender", vai enviar a mensagem de aviso para o pobre
cristão que não tem nada a ver.

	No amavisd temos a opção de não enviar avisos se o virus é do tipo
"fake sender".

	A minha sugestão é _não_ avisar o "sender" sobre virus enviados
por ele...

 	Abraços,

    _    Julio Cesar Covolato
   0v0   <julio at psi.com.br>