[GTER] Desvio do trafego Telefonica => .comDominio via Exterior

Eduardo Ascenco Reis eduardo.reis at comdominio.com.br
Thu Mar 4 11:46:59 -03 2004

Caro Josival,

inicialmente obrigado pelas verificações e comentários.

Josival Batista da Silva wrote:
> Boa tarde Eduardo,
>
>     Normalmente participo apenas como ouvinte desta lista, mas como ja vivi
> esta situação algumas vezes coloco a minha contribuição:
>
> 1- O desvio de tráfego de um STM-1 para o enlace EBT<>Telefônica pode
> comprometer a performance deste link, o que levará os administradores de
> rede da Telefônica a desviar o seu tráfego para os enlaces com maior
> capacidade ociosa (neste caso os links internacionais).

Eu concordo com você, porém nos últimos meses o link STM-1 em questão
tinha uma utilização máxima de aproximadamente 20% de sua capacidade
útil (considerando ~120Mbps por ser ATM).

Eu não acredito que o tráfego comDominio<=>Telefonica (picos de aprox.
20Mbps) representem um problema que justifique o seu desvio para o exterior.

> [...]
> * i200.198.176.0/20 216.191.64.10            0     60      0 701 4230 16397
> * i                 216.191.64.254           0     60      0 701 4230 16397
>
> Nao sei o que levou a .comDominio dividir um /20 mas se a Telefônica estiver
> filtrando anuncios recebidos da Embratel para reduzir sua tabela de
> roteamento e consequentemente os recursos utilizados em seu roteador e
> provável que ela só possua a segunda entrada. Como a primeira entrada o seu
> email informa que ela recebeu através de anuncios internacionais ela
> utilizara este caminho por ser o mais específico.

Algumas vezes a comDominio utiliza o recurso de anúncios específicos
para interferir com o tráfego de entrada quando outros recursos (AS-path
prepend, communities para Local Pref em ISPs, etc) não são possíveis.
Cabe destacar que normalmente nós evitamos fazer anúncios com máscara
maior do que /22 nessa prática e no máximo chegamos a /24.

Apesar desse recurso ter uma grande desvantagem de aumentar a tabela de
roteamento, ele é bem eficiente.

Pessoalmente, penso que os ISPs tem autonomia para definir a sua
preferência de escolha entre vários anúncios BGP válidos, mas não
considero uma atitude correta a política de filtro e agregação de
anúncios, desde que não exista um acordo entre as partes, ou mesmo não
exista algum problema técnico envolvido. Cabe destacar que eu não estou
dizendo que a Telefonica tenha utilizado esses recursos, na verdade eu
não tive acesso a nenhuma informação técnica da Telefonica sobre o caso.

> [...]
> 2237
> 1 i
> * i200.155.77.0     216.191.64.10            0     60      0 701 4230 16397
> 2237
> 1 i
> * i                 216.191.64.254           0     60      0 701 4230 16397
> 2237
> 1 i
>
> Tambem não sei o que levou a .comDominio a realizar este anuncio, mas
> acredito que o problema tambem ocorra com esta classe C.
>
> Para maiores testes qual e a página do Looking Glass da Telefonica?

Saudações,