[GTER] Desvio do trafego Telefonica => .comDominio via Exterior

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Wed Mar 3 18:05:36 -03 2004

> BGP. Durante o evento, pesquisas feitas no Looking Glass da Telefonica
> (1) mostraram por exemplo um AS-path 3356 701 4230 16397 para o prefixo
> 200.198.176.0/21 pelo roteador de Santa Ifigenia, ao invés do normal
> (1) http://lg.ri.telefonica-data.net/cgi-bin/lg.pl

O problema desse LG é que é da Telefónica Data Internacional, não da
Telefônica Empresas ou da Telesp; esse LG está no AS 12956, assim como os
roteadores que ele observa. Repare que mesmo para chegar em endereços de uma
outra empresa da Telefônica ele precisa passar pelo 10429 (Telefônica
Empresas), mesmo que seja para a Telesp (onde está o Speedy), AS 27699.

É bem razoável que apenas customer-routes sejam exportadas para circuitos
internacionais (que deve ter esses roteadores do AS12956 co-located no BR
para melhor controle do tráfego); veja que não há por exemplo um roteador no
Ibirapuera, um conhecido centro de roteamento da Telefônica daqui.

> Outro fato é que clientes de trânsito da .comDominio, como por exemplo.a
> ITS (prefixo 200.155.64.0/20 e AS22371), não sofreram o mesmo problema.

Seria interessante agregar traces a partir de clientes Speedy (AS 27699) e
com link da Telefônica Empresas (AS 10429) para corroborar ou não esse
diagnóstico.

> Conversando com funcionários da Telefônica, nos foi sugerido religar o
> link como forma de resolver o problema. Isso nos leva a acreditar que

Isso é quase tautológico, né ? Assim suas rotas provavelmente vão ganhar
local-pref de customer-routes... que isso resolve o problema, não há dúvida.
A questão é que essa não deve ser a única solução para o problema.

> essa mudança de roteamento teve como objetivo coagir a .comDominio a
> reativar o STM-1, o que é uma prática truculenta e inaceitável.

É possível, mas isso pode ser desde um orquestrado e aprovado esquema
mafioso até a má vontade de quem não procurar a solução para o seu problema.

> Após algumas discussões, a Telefônica restabeleceu o roteamento normal.

Eles mencionaram que procedimento foi feito para tanto ?

> Entretanto nos foi sinalizado que essa medida é temporária e pode ser
> revertida até sexta-feira (05/03/04), o que certamente não ocorrerá se
> reativarmos o link. Esse fato reforça nossa suspeita de que trata-se de
> uma medida de retaliação pelo cancelamento do contrato.

Eu já começaria a consultar um advogado...

> A .comDominio entende que a Telefonica tem autonomia sobre as suas
> decisões de roteamento externo, porém considera esse fato uma ação de má
> fé que só prejudica o funcionamento e desenvolvimento da Internet Brasil.

Mas se há uma atitude anti-ética e/ou anti-competitiva envolvida, a
autonomia técnica não dá isenção mercadológica e jurídica para tanto

Rubens