[GTER] pode haver mais de um PTR para o mesmo IP?

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Fri Jul 30 10:42:54 -03 2004

Danton,

On Thu, Jul 29, 2004 at 04:47:37PM -0300, Danton Nunes wrote:
> Desculpe a preguiça em procurar nas RFCs, mas isto está certo?
>
> $ host 200.149.5.3
> 3.5.149.200.in-addr.arpa domain name pointer ns1.datagrupo.com.br.
> 3.5.149.200.in-addr.arpa domain name pointer duryodhana.datagrupo.com.br.
>
> isto é, 3.5.149.200.in-addr.arpa tem dois PTRs! isso faz sentido?

Sim. Não existe restrição alguma para isto. Qualquer nome detro de uma
zona pode ter mais de um RR associado. Quando o nome, tipo e classe
são os mesmos isto se constitui em um RRSET.

O exemplo mais classico disto é na delegação

XYZ.FOO.	IN NS	ZYK.BAR.
		IN NS	ZYJ.BAR.

Como um mesmo nome aponta para varios endereços,

ABC.FOO.	IN A	192.168.0.1
		IN A	192.168.0.2

1		IN PTR	ABC.FOO.
2		IN PTR	ABC.FOO.

Vários nomes também podem apontar para um mesmo endereços,

CDE.FOO.	IN A	192.168.0.10
FGH.FOO.	IN A	192.168.0.10

10		IN PTR	CDE.FOO.
		IN PTR	FGH.FOO.

Isto é tudo válido, funcional e totalmente aderente ao standard.

> na minha cabeça deveria haver um só PTR para cada IP, mas posso
> estar bem enganado.

Já se isto faz sentido na prática e tem suporte em aplicações etc... é
uma outra história e dai pode vir a dúvida.

[]s
Fred

ps. No exemplo que voce deu, nem todo mundo vai ver a mesma coisa pois
a delegação é inconsistente. Cada um dos servidores delegados diz uma
coisa.