[GTER] Fw: SPF

Rodrigo Ristow Branco rrbranco at pobox.com
Tue Jul 27 09:09:47 -03 2004

Senhores,

   Sou cliente / usuário do Pobox e me surgiu a seguinte
dúvida:

        O SPF especifica a inclusão de informações no
header do e-mail ?

Por exemplo:

"
Received-SPF: pass (gold.pobox.com: domain of
xxxxx at uol.com.br designates 200.221.11.58 as permitted
sender)
mail through 200.221.11.58)
"

Ou isso é opcional ?  Só os servidores pobox.com farão
isso ?

Se todo mundo implementar, então os usuários poderão
fazer filtros nos e-mails ?

E os e-mails que não "passarem" no SPF ?  Serão
descartados ou ficarão em uma lista aguardando
aprovação do destinatário ?  (aprovação para sair
da lista de espera e finalmente ser depositada na caixa
postal, não é challenge/response como o UOL implementou
lá no anti-spam dele não).

Estou perguntando isso, pq creio que num primeiro momento,
vários e-mails/domínios/usuários terão problemas
(até mesmo entre si) até que comece a ficar tudo
"redondinho".

Um abraço a todos,

Rodrigo Ristow Branco
rrbranco -AT- pobox.com