[GTER] dns reverso embratel - 2 pacotes de 64

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Jul 22 14:07:44 -03 2004

Durval Menezes wrote:

> Pela forma como e' feita a delegacao (de "subnet" de classe C), fica
> bastante confuso, mas infelizmente e' assim mesmo: o "nivel de cima"
> do reverso, que detem a delegacao da classe C inteira, cria CNAMEs
> apontando cada *.* para o respectivo *.inicio-fim.* acima, efetivamente
> criando uma "subzona" que entao e' subdelegada; o recipiente desta
> "subdelegacao" por sua vez precisa criar e popular a subzona como consta
> acima.
>
> Este "gatilho" foi criado/sugerido pelo pessoal do proprio ISC (Paul
> [...]

     Dadas as limitações do controle de zonas atual, não tem outra solução.

     Eu implementei para uso pessoal de uma outra forma, e gostaria que
o pessoal do GTER comentasse.

     Em vez de apontar o CNAME para um outro domínio no in-addr.arpa. eu
apontei direto para o dominio direto.

     Por exemplo, seja o dominio hipotético:

No reverso, em uma autoridade central:

$ORIGIN 	0.0.10.in-addr.arpa.
1		IN	CNAME	rev-10-0-0-1.empresa.com.br
2		IN	CNAME	rev-10-0-0-2.empresa.com.br

No DNS direto, em cada entidade individual:

$ORIGIN		empresa.com.br.
serv1		IN	A	10.0.0.1
serv2		IN	A	10.0.0.2
rev-10-0-0-1	IN	PTR	serv1
rev-10-0-0-2	IN	PTR	serv2

     Como vantagem, o sujeito só tem que manter um arquivo de dominio.

     Já teve gente reclamando comigo que isso viola alguma coisa da RFC,
mas não achei o que isso poderia violar.