[GTER] switch inteligente e "esperta"

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Wed Jul 21 11:56:34 -03 2004

No caso de Wired Ethernet, quer seja metálico ou óptico, é viável ter
controle apenas na matriz de comutação L2. No caso de Wi-Fi e cable-modem,
você precisa de algum controle que desabilite o CPE, já que o meio
compartilhado é um recurso escasso... pode tanto ser algo como logar no CPE
e desabilitar a porta LAN dele, ou algum controle de transmissão propiciado
pelo head-end ou concentrador rádio (numa rede cabo o head-end pode passar a
negar grants de freqüências para um cable-modem, numa rede rádio todos os
RTS daquele rádio podem ser negativados e nunca receber um CTS).

Rubens