RES: [GTER] ANTI-DETECTA

Hermann Wecke hermann at rodeios.com
Thu Jul 1 17:05:44 -03 2004

On Thu, 1 Jul 2004, Celso J. Paganelli wrote:
> Isso existe sim. É só vc ligar para o auto-embromamento, quer dizer,
> auto-atendimento, esperar uns 40 minutos, e quando conseguir falar com
> alguém, é só solicitar que vc não quer que seu telefone seja
> identificado. É só pagar.

Liguei pra esculhambônica e falei com três manés diferentes.

Todos os três disseram a mesma coisa: esse serviço não existe.

Duas situações:
1) os três manés não sabem o que estão falando (hummmm... quase sempre é
verdade tratando-se da desinfonica);
2) é um hoax.

Como o hoax diria que o serviço é pago e empurrar lixo é uma função dos
atendentes (parece vendedor do carnê do baú), acho que a melhor opção é
acreditar, ou melhor, não acreditar no hoax.

On Thu, 1 Jul 2004, Jose Roberto B. Gimenez wrote:
> Quando alguém que utiliza este "serviço" liga para um telefone que tenha
> identificação, aparece a inscrição "RESTRICTED" ao invés do número de
> origem.
> Liguei para a VIVO para me informar [...]

Um dos meus celulares tem esse serviço habilitado. Todas as ligações
efetuadas para qualquer número móvel são enviadas como RESTRICTED. Eu não
pago um centavo a mais por isso.

O nome técnico é CLIR e CLIP:
CLIR: Calling Line Identification Restriction
CLIP: Calling Line Identification Presentation

Se você estiver falando de bloqueio (restricted) em chamadas originadas do
celular e destinadas para outro celular, esse serviço existe nas redes GSM
e não custa nada, mas é ativado "chamada a chamada" normalmente. Da rede
celular para fixa o número é passado e no caminho inverso também. Agora...
se o número é verdadeiro e está funcionando já é outra história.