[GTER] Emails p/ o IG

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Jan 16 10:57:32 -02 2004

On Fri, 16 Jan 2004, Marcio Gomes wrote:

> Prezados,
>
> Aparentemente o  problema esta'  que a atual configuracao do mx do ig,
> so'  esta' aceitando
> que exista um destinatario por mensagem. Pelos meus testes quando o mta
> de envio
> manda um segundo "rcpt to"  pura e simplesmente ele ganha de volta um
> "Connection closed"

chiii, os gerenciadores de lista tipo ezmlm vão ter xiliques.

isto está parecendo uma medida desesperada (e absurda) contra SPAM,
especialmente contra o spam de dicionário, em que o spammer tenta o dicionário
do aurélio e mais alguma coisa @ig.com.br. Alguns MTAs, notadamente o qmail,
não testam a validade de um destinatário local durante o diálogo do SMTP,
dando OK para todos e só depois, se o mané não existir, devolve uma mensagem
de bounce. Não duvido que o iG esteja atolado em mensagens de bounce que vão
para lugar nenhum, ou alguém acredita em 'errors-to:' de spam?

há quem argumente que o comportamento do qmail é correto, por não confirmar
para os spammers se fulano é um usuário real ou não. só que provoca essa
enxorrada de bounces quando vem spam de dicionário.  pessoalmente acho que um
erro tipo '550 User unknown (#5.1.1)' logo no envelope é a coisa mais razoável
a fazer, se não quiser lidar com zilhões de bounces para endereços falsos
depois.

no caso de não se querer receber mensagens com mais de um rcpt (uma bobagem,
pois quebra o comportamento de servidores de listas válidas, mas se quiser
insistir na bobagem...) o MTA do iG deveria retornar um erro 5xx após o
segundo rcpt e não cortar a conexão assim de sopetão, porque assim o MTA
remetente pensa que o erro é transitório e vai tentar enviar depois, dando
novamente com os burros n'água.

danton