[GTER] Re: Email, tecnologia SPF (http://spf.pobox.com/)

Silmar A. Marca marca at grupogsn.com.br
Thu Jan 15 12:23:58 -02 2004

Aí é que está... Na tecnlologia, quem decide se bloqueia ou não é o proprio
detentor do dominio ao invez de quem recebe. É opcional, mas existe. Veja
alguns exemplos obtidos do site:
- Todos podem enviar mensagem do meu dominio
- Apenas meus servidores MX podem enviar email do meu dominio
- Apenas determinadas redes podem enviar emails do meu dominio
- Combinacao de outras regras... etc...

Repetindo: Quem recebe não decide se o email será rejeitado, mas sim os
detentores do DNS de quem supostamente deveria enviar (o que é justo, afinal eu
posso muito bem preservar meu dominio inibindo que outras maquinas enviem).

Mais um detalhe: vc pode (como detentor do dominio) apenas sinalizar quais os
enderecos validos, liberando o resto. Neste caso um HEADER é criado alertando
sobre a possibilidade de falsidade do email (com a mensagem que o detentor do
dominio quiser inclusive)...

Tal tecnica poderia ser usada se a maioria dos administradores de rede assim
tivesse configurado. Lembra de uma antiga proposta que fiz sobre algum campo do
DNS que liberasse isto. Pois é: a tecnica já existe mas usa temporariamente um
campo TXT (já que não há nenhum campo DNS disponivel para tal, embora já exista
uma requisiçao a um RFC para tal propósito).

>Não conhecia o SPF mas me decepcionei um pouco. É interessante saber se o
>@aol.com veio realmente do aol.com, mas só serve para "marcar" um e-mail.
>Nenhum provedor vai bloquear e-mails, por exemplo, "aol.com" que não tiverem
>sido remetidos diretamente dos servidores AOL exatamente porque muitos
>usuários fazem isso normalmente (ex: usuários que possuem domínios
>hospedados no exterior e usam e-mails fulano at dominio.com enviados a partir
>de seus provedores no Brasil).
>Isso só mudaria se fosse uma prática conjunta adotada pelos maiores
> [...]

Cordialmente, Silmar A. Marca
GrupoGSN - Desenvolvimento, Implantação e Verificação de Servidores
Profissionais baseados em Linux/Novell
http://www.grupogsn.com.br/~marca/
Se algo não lhe faz mal (fisico, moral ou psicologicamente),
experimente! O máximo e você perder tempo! E tempo, e
o que você tem a vida toda pra perder.....
Mais vale um instante de prazer que uma eternidade fútil!