[GTER] NETCACHE

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Jan 14 10:54:20 -02 2004

Alexandre Hautequest wrote:

> No Apache o parâmetro é "CacheNegotiatedDocs". Se estiver ativado
> (descomentado), o servidor permite o armazenamento das páginas pelos
> caches. Segundo a própria documentação do Apache, ele envia um header
> "Pragma: no-cache", que pode ser utilizado em qualquer página dinâmica
> que tenha recurso de envio de cabeçalhos antes do código.

Nao recomendo isso!  O pragma no-cache só deve ser usado quando a página
é realmente dinâmica, como um ASP, PHP ou CGI.  Mesmo nesses casos é
possível que o conteúdo seja estático, e deixar o cache funcionar é um
ganho para todo mundo, inclusive o provedor de informações.

> Mesmo assim, tenho minhas dúvidas se os Netcaches comerciais seguem este
> padrão "à risca".

O que eu tenho dúvida é se os sites sabem que existe o pragma no-cache.
  Várias páginas dinâmicas, que deveriam ser não-cacheadas, acabam sendo
cacheadas e com isso prejudicando o usuário.  Depois colocam a culpa nos
pobres caches, quando na verdade é incompetência do Webmaster que não
segue as RFCs.

Tenho visto que alguns sistemas profissionais de portal melhoram MUITO o
desempenho local usando cache temporário, isto é, colocando um data de
expiração em conteúdo dinâmicos não privados.  Por exemplo, um site de
notícias muito acessado.  Se voce acessar um conteúdo de 5 ou 10 minutos
atrás, não é problema para quem vai ler, mas gera um ganho muito grande
para os servidores de conteúdo.