[GTER] Dns reverso com adsl empresarial

Marcio Gomes mpglista at microlink.com.br
Sun Feb 29 15:24:50 -03 2004

Antonio,

Pois e', lembro-me em 1999, o trabalho neste documento do CG

Recomendações para Desenvolvimento e Operação da Internet/Br
<http://www.cg.org.br/acoes/desenvolvimento.htm> (19/08/1999)

Se voce observar o item 1.4, que apos muitas discussao conseguimos incluir :

"

1.4 Serviços DNS Configurados Corretamente

Visando prover identificação imediata dos computadores ligados à
Internet brasileira, seguindo um padrão mundial de operação com
registros direto e reverso de "Domain Name System" (DNS), faz-se
necessário que todas as redes conectadas à Internet/Br implementem tais
serviços.

Recomendação: Todas as redes conectadas à Internet brasileira devem
operar com registros direto e reverso de DNS corretamente configurados.
"

vera' que a discussao e' antiga.. entre 1 ou 2 anos, a maioria dos
grandes se mobilizou, alocou os recursos necessarios
e fez o dever de casa.. Uma vez que o problema estava atingindo uma
massa critica que justificava o investimento...

Com a vinda dos Gratis e posteriormente servicos de banda larga xDsl,
Cable, mmds e outroas a coisa se complicou novamente,
uma vez que em meu entendimento a massa critica de reclamacoes e sites
de peso negando acesso ( como voce mesmo disse ) ainda
nao e' suficiente p/ que se faca os investimentos necessarios p/ solucao
do problema.

Apesar de desacreditar em muito que isso venha ter uma solucao a curto
prazo, acho que o caminho que devemos seguir
e' sempre procurar criar a conciencia coletiva no sentido que algumas
pessoas que fazem parte do staff dessas empresa
e tb de listas como essa, sirvam de disseminadores de opiniao junto as
suas respectivas corporacoes..

Muitos dos que la' trabalham e nos relacionamos tem opinioes identicas
as nossas, entretanto a estrutra dessas empresas
impede que os movimentos sejam rapidos e ate' mesmo corretos no sentido
de solucionar o problema... Ate' acredito que
a intencao de se resolver o problema exista, uma vez que estao
cadastrando os reversos e esquecendo os diretos, sera'
que ja' perceberam  ?

Ou seja nao adianta partir p/ a ignorancia e outros como vejo
frequentemente acontecer quando o
problema envolve um dos grandes backbones, telcos ou ISP's brasileiros e
sim tentar com dialogo e solucao resolver o
problema dos diretos e reversos como tambem outros bem conhecidos de
nossa parte.

[]s
Marcio