[GTER] Dns reverso com adsl empresarial

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Feb 26 15:58:15 -03 2004

On 26 Feb 2004, Marcelo - Standard Net wrote:

> Boa tarde...
>
> Essa história de dns reverso levantou uma dúvida quanto aos ip's fixos
> da Brasil Telecom no plano ADSL Empresarial.
> Quanto tento resolver por domínio, ele me retorna ok, ex:
>
> $ host dns.dominio.com.br
> dns.dominio.com.br has address 200.25.25.5
>
> E quando resolvo pelo ip, ele mostra o reverso desta maneira, ex:
>
> $ host 200.25.25.5
> 5.25.25.200.in-addr.arpa domain name pointer
> 200-025-025-005.nhoce7003.e.brasiltelecom.net.br.

o importante é que esse nome esquisito resolva de volta no endereço IP
original:

$ host 200-025-025-005.nhoce7003.e.brasiltelecom.net.br.
200-025-025-005.nhoce7003.e.brasiltelecom.net.br has address 200.25.25.5

se isso acontecer, excelente. senão reclame para a brasiltelecom.

> Pergunto: Tenho como solicitar o cadastramento do reverso de meu domínio
> junto com a Brasil Telecom sobre um ip fixo? É possível isso? Quero
> lembrar que o ip que mencionei acima é fictício, para efeitos somente de
> exemplo.

reverso de teu domínio ou de teu IP? sim solicite à brasiltelecom que coloque
o nome de domínio dns.dominio.com.br como ptr de seu endereço ip (invertido e
acrescido de in-addr.arpa). O importante é que a sequência de transformações
IP -> nome -> IP recupere o IP inicial. Porque isso? simples, voce precisa de
duas cunsultas a servidores de nomes que estão sob autoridades diferentes, um
malfeitor pode falsificar uma das consultas, por exemplo, se ele é dono da
rede pode transformar o IP em bb.com.br ou algo assim. Mas aí entra a segunda
consulta, de nome para IP, que está fora do controle do bandido. Se a segunda
consulta retorna um IP diferente do inicial é sinal de que alguma coisa está
quebrada.

quanto ao exemplo, existe uma RFC que especifica nomes de domínio e endereços
IP para usar em exemplos, só que não lembro qual é. Eu não havia lido teu
último parágrafo e já estava bufando contra a brasiltelecom por causa disto:

$ host 200-025-025-005.nhoce7003.e.brasiltelecom.net.br.
Host 200-025-025-005.nhoce7003.e.brasiltelecom.net.br not found: 3(NXDOMAIN)

danton