[GTER] DNS REVERSO

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Feb 25 17:34:30 -03 2004

On Wed, 25 Feb 2004, Wyvern wrote:

> Alexandre,
>
> Eu tenho varios IPS e varios SUB-DOMINIOS apontando para esses IPS afim de
> organizar melhor.
> Quando for cadastrar o REVERSO junto a BT, eu tenho que passar isso para que
> eles cadastrem de maneira correta não é??

acho que voce está misturando as bolas. seus vários IPs e vários sub-domínios
não tem nada, em princípio, a ver uns com os outros.

o que é importante na tradução reversa é que ela seja consistente, isto é, a
tradução de IP para nome e de volta para IP resulte no mesmo IP original.

exemplo:
$ host 200.231.48.43
43.48.231.200.in-addr.arpa domain name pointer zaphod.inexo.com.br.
$ host zaphod.inexo.com.br.
zaphod.inexo.com.br has address 200.231.48.43

mesmo que voce tenha vários domínios com A igual a um dado IP, o reverso (PTR)
deve apontar para um único nome. outro exemplo:

$ host vozesdobrasil.com.br
vozesdobrasil.com.br has address 200.231.48.48
$ host helptur.com.br
helptur.com.br has address 200.231.48.48
$ host 200.231.48.48
48.48.231.200.in-addr.arpa domain name pointer quasar.inexo.com.br.
$ host quasar.inexo.com.br.
quasar.inexo.com.br has address 200.231.48.48

como saber quem pode delegar o reverso para você? use o serviço whois. lá está
a lista de servidores reversos. Se teu espaço de endereços for mais estreito
que /24 então você terá que usar os truques da BCP-20 (acho que é isso), junto
com teu provedor de conectividade (i.e., o dono dos IPs).

danton