[GTER] Novo DPN para dominios no brasil "co.br"

Fabio Bastiglia Oliva fboliva at safenetworks.com
Thu Feb 19 12:51:27 -03 2004

Senhores,

O "co.br" aparenta ser, nada mais, do que um domínio.

# whois co.br

[...]bla bla bla[...]
domain:      CO.BR
owner:       FACULDADE OESTE MINEIRA DE INFORMATICA - FIOM
ownerid:     020.150.207/0016-36
responsible: Josue Euzebio da Silva
address:     Rua Timbiras, 1940, 4 andar
address:     30140-061 - Belo Horizonte - MG
phone:       (031) 3273-6697 []
[...]bla bla bla[...]

Foi  possível  registrá-lo,  pela  entidade  supra  citada,  pois como
trata-se  de  uma  faculdade  utiliza-se  apenas  o  ".br"  sem outros
"complementos"...

Acredito, no entanto, tratar-se de uma falha no registro.br que deixou
isto "passar", não prevendo tal registro, pois (não que seja este caso
e, tampouco, estou colocando em dúvida a idoneidade da instituição) um
domínio destes pode ser utilizado para ludibriar usuários da internet.

Imaginem se o sistema desta entidade, ou até o DNS da mesma, sofre uma
invasão  e  o  invasor  configura  no  DNS uma entrada "itau.co.br" ou
"bradesco.co.br" e dispara um mailing falso de banco... Se os usuários
leigos normalmente confundem-se, as chances de ludibriá-los com isto é
muito maior.

Fico  imaginando  (na  minha  infindável  paranóia)  vários  problemas
resultantes  do  mau  uso do domínio acima e, reenfatizo que não estou
questionando  a idoneidade desta entidade ou os motivos que os levaram
a registrar tal domínio.

Abraços
Fabio Bastiglia Oliva - Diretor
fboliva at safenetworks.com