[GTER] FloodGuard e DRDoS

Daniel Kratz kratz at vant.com.br
Sun Feb 15 15:25:39 -03 2004

Bem, concordo contigo que eh muito complicado detectar quando voce tem suas
instancias de BGP atacadas, mas quando você sofre o flood nao eh tao
complicado assim...

Por se tratar de um ataque que ter destinho especifico, no caso do GSR o cache
flow seria capaz de nos mostrar com certa consistencia a quantidade de pacotes
e flows... Normalmente antes de executar algum filtro, tentamos fazer
consultas de reverso no DNS e whois para sabermos a orgiem do ataque e tentar
validar o impacto sobre trafego licito.

Eu não conheço nenhum tipo de flood que venha de um GSR ou de um M-XX com
links de core. Provavelmente esse ja seria um forte indicio de DRDoS...Nao
creio que seria incomum termos visto ataques deste tipo contra nossos ativos...

On Sun, 15 Feb 2004 15:31:22 -0200, Rubens Kuhl Jr. wrote