[GTER] Controle de banda

Alex G Robertson alex at microlink.com.br
Wed Dec 29 14:50:19 -02 2004

Opa Joao,

Uma possível maneria de atacar seu problema é usar HTB para definir suas
classes. Presumo que sejam apenas 2: uma para os equipamentos de voz (telefones
IP?) e outra, default, para o resto. Voce pode definir mais classes se quiser.
Dentro da classe dos telefones IP, voce cria as classes/disciplinas para cada
equipamento. Os filtros podem ser defindos pelos IPs dos equipamentos.

Para a classe default, voce pode utilizar o sfq para ser justo com os fluxos que
passaram por la.

Dois links que me ajudaram muito:
http://luxik.cdi.cz/~devik/qos/htb/manual/userg.htm
http://www.linuxbrasil.com.br/LDP/HOWTO/Adv-Routing-HOWTO/lartc.qdisc.html