[GTER] Opinião: Servidor de email Linux

Jorge Luiz Godoy Filho godoy at g2ctech.com
Mon Dec 27 13:56:19 -02 2004

Em Segunda 27 Dezembro 2004 13:42, Rija escreveu:
> Galera, estou com um projeto para manter até 40.000 mailbox em um
> servidor Linux com POP3, SMTP, IMAP e Web Access.  Qual sw vocês
> recomendam ? Exim, Qmail, etc ?

Postfix para o MTA.
Courier IMAPd para POP3 e IMAP

Gosto do Squirrelmail como webmail...  Mas este é um campo bem amplo.

Sugiro, entretanto, que você *não* coloque tudo em uma mesma máquina para não
ter prejuízo no desempenho.  O acesso via web pode ser bem custoso em termos
de processamento e recursos.  Se o webmail possuir código Java, então, isso
torna-se praticamente uma exigência.

Procure fazer o máximo de trabalho de filtragem possível na máquina de menor
carga (provavelmente a do servidor IMAP), distribuindo um pouco do serviço e
melhorando o tempo de resposta.

> Também vou implantar ferramentas de anti-spam (como o spam assassin) e
> anti-vírus (como o Clamav).

Se puder segmentar esta parte, também, é interessante.  Principalmente a
verificação com o AV.

Sds,
--
Godoy.      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows.
Desenvolvimento de software e projetos. Treinamentos.
Telefones: +55 (41) 8807-1545     /    +55 (41) 362-7020
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com