RES: [GTER] Dominio Reservado

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Wed Dec 22 17:08:46 -02 2004

Prezado Alex

Acho esse um bom assunto. Pessoalmente dei tratos à bola
junto com outros (Fred em particular) sobre processo de
liberação. Gostaria muito de que surgissem contribuições
positivas ao processo. Mas, lembro, é muito importante
ver "todos os lados" do processo.
Por exemplo:
- o "first come first served" não pode ser usado para liberar
domínios que já tiveram dono porque não se consegue
implementar uma corrida justa!. Fazem isso no .COM
mundial, e é uma tempestade de pedidos, no primeiro
microssegundo da liberação, o que equivale a uma
loteria onde quem tem mais banda, aplicativo mais
malicioso (e, talvez, alguma informação privilegiada)
acaba ganhando
- leilão não pode ser, porque não é o poder econômico
que deveria definir que teria direiro ao nome a ser
liberado. Mesmo porque, se quem perdesse tivesse
algum direito extra, o registro teria sido responsável
pela injustiça...
- entre cometer injustiça e manter o domínio congelado,
melhor manter congelado...
- temos alguns aperfeiçoamentos:
    - se alguém for o *único* a ter algum tipo de direito claro
        e inconteste, leva;
    - se mais de um alega (e mostra) ter algum direito claro,
        não sabemos como decidir entre os "mais de um", e o
        domínio continua congelado. (melhor assim do que
        criar um diferencial competitivo potencialmente injusto)
    - se ninguém tem nada, e todos concordam explicitamente,
        podiamos fazer sorteio pela Loteria Federal. (isso ainda
        não está nem implementado, nem adequadamente discutido)

em suma, na própria Icann se discute isso mas, sinceramente,
ainda acho a solução brasileira melhor. Mas, como sempre,
ela também veio de bons e construtivos palpites. Se os
houver agora, serão muito bem vindos!

abraços
demi