[GTER] Telefonica usa proxy para usuarios do speedy?

Abelardo Barbosa Jr. skandor_abjr at yahoo.com.br
Wed Dec 8 15:21:41 -02 2004

João Carlos Mendes Luís <jonny at jonny.eng.br> wrote:

> [...]

Jonny,

Acho que não é por aí. Se você está perto de saturar um 155, ter menos 20% de consumo de banda vai lhe dar um certo fôlego ... mas não por muito tempo!

Quando o fôlego acabar, você vai ter que contratar *outro* 155, ou um 622. Nessa hora, sua economia de 20% vai parecer pífia, e não justificar o investimento nos Netapliances (já viu quanto custam??) e a manutenção e administração dessa tralha toda. Sem falar no pessoal que fica reclamando na GTER das besteiras que os caches fazem :))

Ademais .... não esqueçam que estamos falando de Telefõnicas, de BrasisTelecons, de Telemares. Será que para esse povo mais um ou menos um STM-1 é problema? No meio do custo da operação toda?

Eu apostaria que não, e que o uso do proxy cache, ou tem outras razões, não econômicas, ou então é pura falta de visão (ou pior, apego conservador a decisão errada tomada no passado).

-- Abelardo.