[GTER] Telefonica usa proxy para usuarios do speedy?

Rodrigo rodtre at bol.com.br
Wed Dec 8 08:15:07 -02 2004

Ola Edison,

Embora o seu caso pareca ser um pouco mais complexo do
que tive aqui, a pergunta sobre o proxy eu posso responder.
Sim, a Telefonica usa Proxy transparente no Speedy.

Notei isso quando alterei uma pagina e ainda era exibida a
antiga no navegador, mesmo esvaziando meus caches.
Tambem tive problemas para receber um streaming de audio,
pelo mesmo motivo. Isso foi ha mais de um ano.
Contactei a telefonica via 0800 e a resposta foi...
"A Telefonica nao utiliza proxy, Senhor"

Entao localizei uma pagina da Telefonica Espanha, dizendo
que la eles usam o proxy, e dizem que o meio de forçar a
atualização da pagina no cache do proxy é usar algo como
CTRL+F5 no browser (IE). Hoje toda vez que altero uma
pagina faço esse refresh forçado via browser. Aí todos? os
usuarios passam a ver a pagina atualizada. Digo todos? porque
nao sei qual é a arquitetura da Telefonica, quandos proxys
ela tem e em quais pontos da rede.

Paginas de teste de proxy tambem reportam que minha conexao
speedy passa por um proxy, como esta:
http://www.internautas.org/w-testproxy.php

[]
Rodrigo