[GTER] Re: denunciar hacker?

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Mon Dec 6 17:20:38 -02 2004

Julio,

O que disse é o que é recomendado pelo NBSO. Se eles estiverem certos, o
que eu acredito, estaríamos apenas torrando dinheiro se quisermos
contratar advogado e tentar processar/prender alguém pela _tentativa_ de
invasão. Também não gosto muito da situação. Infelizmente, é uma questão
delicada. No meu e-mail anterior eu disse administrador, mas quis dizer
contato. Caia ora no setor de abuse/segurança, ora no administrador da
rede, as conseqüências são muito parecidas. Sem falar na porcentagem de
empresas que tem AUP e a seguem a risca: essa eu gostaria de saber.

Isso também envolve muito da ética dos próprios contatos: por que um
administrador ou alguém do setor de segurança vai punir algo que não
considera de todo errado (ou até mesmo o faz vez em quando)? Ou é uma
coisa tão corriqueira que não vale fazer resposta alguma, naquela velha
história onde o pessoal acaba se acostumando... No final, fazendo uma
grosseira comparação, seria como encontrar drogados fumando na sua rua.
Antigamente, achava-se um grave crime; hoje, mais difundido, se trata
como se fosse uma brincadeira de adolescente (como diria Bill Clinton).
Estaríamos indo pro mesmo caminho?

Acho que pode-se melhorar isso contratando mais qualificados e mais
éticos profissionais; e não contratando “hackers” (crackers) para o
setor de segurança ou para administração da rede, como muitos pregam.
Uma boa leitura pra maioria desse pessoal seria “Segurança Nacional” (do
Nelson Murilo), com o qual eu concordo em gênero, numero e grau. Seria
difícil mudar a mentalidade de muita gente, mas é bom tentar.

[ ]’s
--aristeu

Humm...
Nao querendo ser pessimista, mas quais os administradores que tomam uma
atitude ?
Em minha experiencia, nao sao tantos..obviamente existem a excecao para
a regra.