[GTER] Roteadores

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Dec 3 12:29:46 -02 2004

> Suporte a bitfield certamente é um critério
> objetivo. Embora muito pouco significativo para começar
> a comparação de equipamentos como o T640 e o 12810.

Eu estava comparando genericamente Cs (76xx e 12xxx) e Js (séries M e
T); especificamente no caso do T640 x 12810, vale reparar que até essa
classe de equipamentos pode receber filtros em alguma necessidade. O
core-router de hoje é o edge-router de amanhã.

> [...]
> é o uso explícito de aninhamento de estruturas. Lembro
> que há facilidades especiais para gerenciamento da
> configuração, mas nada cuja falta vá deixar alguém sem
> sono. Na prática, o IOS também já emula o modelo estrutural,
> ainda que de maneira bem mais desconfortável. A menos de
> outros detalhes sintáticos que desconheço, a estruturalidade
> explícita da sintaxe parece muito pouco crítica. Mesmo que
> a estruturalidade ofereça, por exemplo, filtros mais granulares.
> Pois é injusto começar a listar os detalhes em que o Junos
> vence sem listar também os detalhes em que o IOS vence --

Eu tenho um razoável contato com ambos, e o único ponto de vantagem do
IOS que me ocorreu é o suporte a sessões BGP com TTL=255, algo que nem
parece tão necessário com a maciça adoção do BGP-MD5.

Alguém lembra de mais algum ?

> [...]
> bem como muitos bugs.

> A verdadeira questão é: quando comparamos equipamentos
> da categoria dos T640/12810, quem vence nos critérios
> mais relevantes? Eu não sei a resposta completa. As
> informações objetivas que conheço indicam a superioridade
> do 12810. Pois parece sempre muito mais catastrófico
> descobrir que um equipamento desses colapsa sob a carga
> necessária do que constatar a dificuldade de realizar uma
> dada configuração, ou mesmo que inferir a falta daquela
> feature sofisticada que seria útil em circunstâncias

A carga máxima de um equipamento sob determinados requisitos não é o
número de interfaces que podem ser fisicamente conectados a ele...
defina um cenário de requisitos (tráfego, funcionalidades), e aí
tentemos comparar soluções.

Rubens