[GTER] Roteadores

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Dec 2 19:26:49 -02 2004

> portes diferentes. Os dados objetivos continuam a favor da
> Cisco, e a suposta superioridade do equipamento Juniper
> continua subjetiva.

Para mim, um ponto objetivo de superioridade da Juniper é a
possibilidade de definições bit-field do firewall-filter, o
equivalente J das acess-lists. Veja esta referência:
http://www.juniper.net/techpubs/software/junos/junos62/swconfig62-policy/html/firewall-config14.html#1014567

Lá tem links para as outras possibilidades de fw-filters como
class-based, por exemplo. A sintaxe de ACLs do IOS é bastante limitada
em todas as plataformas, é uma pena que a Cisco se agarre a ela de
forma quase religiosa, o que acaba impedindo que até mesmo equipes de
produto interessadas em atender esse tipo de requisito, o façam.
Talvez com o novo IOS-XR (hoje só usado no CRS-1) essa barreira seja
quebrada e features interessantes possam ser adicionados... para mim,
quanto mais produtos com essas capacidades, mais fácil e barato será
comprar um equipamento bom para o mundo cruel em que vivemos.

Rubens