[GTER] Res: Roteadores

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Dec 2 19:16:19 -02 2004

> Voce realmente tem razao. O artigo que tenho nao esta dizendo se a
> comparacao é com o GSR 12810 ... mas sim com o GSR .. que pode ser
> qualquer um ... com placas Engine 1 por exemplo.

Eu já vi um horror-show de GSR onde um concorrente dava acesso remoto
a um lab com GSRs... só que tinha Engine-0, Engine-1 no equipamento. É
maldade chutar alguém caído, e é mais ou menos esse o caso; mas não
custa lembrar que até recentemente e ainda hoje há GSR sendo vendidos
com Engine-2, que são melhores que a 0 e 1 mas não o suficiente para a
Internet deste século.

> Realmente (no seu artigo) ... 10 linhas de filtros (ingress) de pacotes
> prejudicando o desempenho de um Core Router T-640 ...

Esse ponto acontece também com a série M: ligar filtros já diminui a
quantidade de pps. A questão é avaliar é para quanto diminui... numa
configuração que acabei recomendando, tráfego wire-speed em todas as
interfaces não conseguiria gerar a quantidade de pacotes que o
roteador consegue passar. Outro detalhe a levar em conta é que esse
degrau é apenas inicial: a partir de ativos, o número de termos dos
filtros conta muito pouco na performance atingível.

Essa é uma escolha de projeto; na Engine-3 do GSR, ela só aguenta 4
Mpps, mas o faz com tudo ligado(ou seja, o trecho mais lento foi usado
como determinante da velocidade global do sistema), e se o número de
termos resultado da transformação de ACLs em BDDs passar do limite de
TCAM, simplesmente não funciona e ponto final. O próprio processo de
transformação de ACLs em BDDs é fortemente não linear, e sujeita o
usuário a surpresas como as em que uma mudança de ordem nas linhas da
ACL pode estourar a capacidade do equipamento.

Melhor ou pior ? Cada um tem que escolher. O importante é fazer isso
informadamente... comparação simplista não funciona para equipamentos
desse porte.

 Rubens