[GTER] iNOC-BR: Testes Ok - DHCP / IP Fixo / NAT / Firewall

Luis Felipe Balbinot lbalbinot at simtelecom.net.br
Wed Apr 28 18:36:13 -03 2004

Aqui também está legal, já recebi e fiz ligações com qualidade excelente. Só uma
questão quanto ao uso das portas UDP/RTP: na configuração atual o range vai de
16384/UDP até 32766/UDP. Pode ser complicado ficar encaminhando toda essa pilha
de portas nos casos onde se usa NAT e ou firewalls. O pessoal do iNOC-DBA
recomenda liberar somente da porta 16384/UDP até a 16484/UDP (100 portas). Mas,
na verdade, precisa de apenas uma porta para cada linha (ou fluxo RTP). A Cisco
trabalha apenas com números pares (pelo menos isso vale para o Cisco ATA186),
então se a primeira linha do Cisco 7940 usa a porta 16384/UDP, então a segunda
usa a porta 16386/UDP. Só que o problema é que a configuração das portas é
obtida por TFTP na hora que o telefone se configura no boot, então ele reseta a
configuração sempre que for desligado.

Pelo que andei lento, o IOS 12.2(4)T para cima e o PIX são SIP-aware e fazem a
reserva das portas com base nas mensagens do protocolo SIP. O grande problema é
que as portas são negociadas no INVITE, dentro do payload SDP, por isso não dá
para sabe a priori qual vai ser a sorteada.

Abraço,

--
Luis Felipe Balbinot
Gerente de Operações