[GTER] DÚVIDA: Classes de IP´s reservados

Gelson Dias Santos gelson at plug-in.com.br
Thu Apr 22 01:24:43 -03 2004

On Tuesday, April 20, 2004 2:31 PM, Marcio Merlone wrote:

> Por mera definição.

> A maioria dos equipamentos e softwares atuais são espertos e
> reconhecem estas classes de ip´s, não roteando-os. Tecnicamente é
> possível roteá-los, mas devido à definição existente em RFC, eles
> acabam não sendo roteados. Os equipamentos simplesmente não perdem
> tempo com eles.

    Perdão, mas isto não é correto. Todos os roteadores do mercado roteiam
pacotes endereçados a estes endereços, sem distinção. Existem redes inteiras
baseadas em endereçamento reservado, eu mesmo já gerenciei dois backbones
nacionais diferentes utilizando endereçamento reservado. Se voce não precisa
trocar pacotes com a Internet, ou se voce tem um NAT em seu acesso externo,
não há nada que o impeca de usar estes endereços, e os roteadores rotearão
tudo corretamente.

    Gelson