[GTER]

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Apr 2 19:43:49 -03 2004

> é, eu falava em roteadores intermediários. particularmente com redes de
rádio
> pode ser interessante ter mtu pequena.

Eu sei... mas nesse caso, será que um tunelamento por cima da rede de MTU
baixa não é melhor ?
Você pode garantir que a fragmentação funcione dentro da sua rede, e ao
mandar o pacote para a Internet a visão é de uma rede com MTU alto. E isso
ainda permite que sua rede interna tenha IPs privados e seja invísivel para
DoS quer do mundo externo quer a partir do usuário (isto caso o CPE seja
seu).

SYN

> ok, mas voce concorda que é burrada bloquear simultaneamente fragmentação
> ICMP?

Plenamente. Isso me lembra uma música do Bruce Hornsby, "The Way It Is":
That's just the way it is
Some things will never change

Eu acredito que até pode mudar, e que a lista e o evento GTER podem ajudar
muito nisso... sugestão de palestra para o evento do segundo semestre:
"Simultaneous ICMP and fragmentation blocking considered harmful".

Rubens