[GTER] Re: Re: Timezone

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at CintraBatista.net
Fri Sep 19 22:23:33 -03 2003

Este equipamento da Tymserve é tipo um "appliance": gabinete 1U com
interface ethernet e que fornece NTP para a sua rede local. Até aí muito
bom. Mas quando o marketing do produto induz a crer que o NTP restrito à
rede interna do cliente é mais seguro, eu discordo:

  * Antes de existirem os firewalls statefull, tanto a porta destino
    quanto a de origem do pacote UDP já eram fixas (porta 123). Isto quer
    dizer que você já podia fazer regras bem restritas no firewall:

    passe pela interface ethX protocolo udp vindo de \
      <ip-servidor1-ntp> porta 123 para \
      <ip-sua-máquina> porta 123

  * Para o pacote abrir uma porta de origem < 1024, isto normalmente
    significa que o programa ntp deve rodar como root, o que pode ser um
    risco a mais. Mas se é desejado segurança, deve-se contratar um
    profissional e solicitar que ele coloque o serviço ntp rodando numa
    "jail", além de incontáveis outras medidas necessárias.

  * Alguém (ou algum trojan) na rede interna pode tentar invadir o
    appliance da Tymserve, cujo processo ntp nem deve estar rodando numa
    "jail".

  * Até hoje só me lembro de uma vulnerabilidade descoberta na
    implementação free software do NTP. A implementação atual já pode
    ser considerada bastante estável e segura.