[GTER] AMTP, a replacement for SMTP

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Sep 4 12:31:34 -03 2003

On Thu, 4 Sep 2003, MARLON BORBA wrote:

> danton,
>
> a mim me parece que a jogada é também introduzir custo na utilização do
> correio, uma vez que um certificado para servidor é bem caro e o provedor
> pode ratear isso entre seus clientes, terminando com a gratuidade do SPAM
> como processo de propaganda...
>
> só pensando em voz alta,

acho que não. usar certificados é o modo padrão de estabelecer um certo nível
de confiana mútua. e o cara não reinventa a roda, usa TLS que já está aí há
algum tempo. e os certificados não precisam ser necessariamente caros. Nada
impede de se estabelecer uma CA grátis ou de baixo custo. O problema de um CA
é validar os dados de quem solicita um certificado e revogar os certificados
de quem pisa na batata.

para usuários dial-up, sem endereço IP fixo o provedor de acesso pode prover
certificados auto assinados, isso está previsto no draft.

finalmente, nada impede que em vez de CAs convencionais tipo VeriSign se
estabelaa na prática uma teia de confiana no estilo do PGP.

não creio que exista essa intenção de introduzir custo na proposta do AMTP.

danton