[GTER] FAQ

cribeiro at mail.inet.com.br cribeiro at mail.inet.com.br
Sat Oct 11 09:21:20 -03 2003

A todos,

A idéia da FAQ ainda precisa de mais votos a favor, mas, assumindo que ela
passe, algumas coisas precisam ser acertadas.

Em primeiro lugar, é preciso que seja escolhido um editor. O Marlon já se
ofereceu para o trabalho; eu também me coloco à disposição da lista. O
trabalho do editor, na minha visão, é garantir que a FAQ permaneça
atualizada e organizada, sem perguntas em duplicidade, e sem erros de
grosseiros de português/inglês/a língua que seja. Se for feito
simplesmente do jeito 'cada um faz uma parte', podem surgir até mesmo
contradições, o que vai contra o espírito da FAQ.

A segunda já foi levantada aqui:

[AACB]
> Para não sobrecarregar uma só pessoa com esta tarefa, seria útil uma
> ferramenta para trabalho cooperativo de criacão da FAQ. Das que conheço,
> o Rau-Tu me parece bem adequado:
> http://www.rau-tu.unicamp.br/

Em princípio, qualquer ferramenta que ajude é bem vinda. Não conheço o
Rau-Tu ainda, vou checar. Pessoalmente, prefiro ler a FAQ como um
documento único, que pode ser texto puro ou em formato HTML. Não gosto
muito de ler FAQs no estilo 'FAQ-o-matic', onde fica-se mais tempo
navegando dentro da árvore de documentos do que propriamente lendo
respostas. Se o Rau-Tu permitir a exportação da FAQ em um formato simples,
então tudo bem.

Outra forma legal de manter uma FAQ, mas que exige muita responsabilidade
e cuidado na manutenção, é através de um Wiki. Neste caso, cada pergunta
fica em uma página, mas a navegação é mais flexível - não fica presa
dentro de uma árvore rígida. É uma alternativa legal, mas nem sempre
funciona bem.

Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br