[GTER] Fwd: Emails com MTA diferente do sender sendo bloqueadospelo UOL

cribeiro at mail.inet.com.br cribeiro at mail.inet.com.br
Fri Oct 10 17:24:35 -03 2003

Caro Armando,

Pessoalmente, agradeço pela iniciativa em escrever para esta lista, onde o
assunto foi levantado há alguns dias. Gostaria que você entendesse que,
independente das razões apresentadas, trata-se de um tema polêmico, e que
certamente vai receber respostas acaloradas por parte da comunidade aqui
representada.

A ler as justificativas apresentadas, podemos reconhecer que a decisão de
aplicar o bloqueio foi discutida internamente, o que ilustra a sua
preocupação em obter um determinado resultado. O fato de ter-se limitado
esta experiência aos emails originados de um único domínio, com a anuência
do proprietário deste, também mostra que houve uma preocupação mínima.
Mesmo assim, a solução ainda nos parece ao mesmo tempo ineficaz e incômoda
para muitos usuários legítimos.

No meu caso particular, tenho uma conta legítima no Yahoo. Durante um bom
tempo usei o serviço de POP do yahoo para recuperar o meu email. Meu micro
pessoal está configurado para enviar mensagens tanto com o email do Yahoo,
como com o email da Inet (que é o que eu estou usando agora).
Eventualmente, já tive problemas de bloqueio similar, mas na maioria dos
casos os emails sempre foram corretamente enviados e recebidos. Hoje,
porém, meus emails seriam rejeitados pelo UOL - isso, apesar de estarem
sendo enviados em caráter legítimo, a partir de um micro pessoal conectado
à Internet.

Quanto à eficácia da solução apresentada, preocupa o argumento usado em
defesa da mesma - um milhão de mensagens foram bloqueadas. Certamente, o
número é elevado e mostra para qualquer um a importância de se tentar
alguma atitude contra o problema. Mas, em primeiro lugar, qual seria a
taxa de 'falsos positivos'? Sabemos também que é apenas uma questão de
tempo para que os spammers migrem para outro ISP, o que vai diminuir a
eficácia da medida tomada, que vai acabar afetando apenas os usuários
legítimos; estes podem ser poucos, mas com certeza, acabam sendo os
maiores prejudicados.

Para finalizar, resta a pergunta: quais serão os próximos domínios a
sofrerem o mesmo bloqueio? Fica o temor de que, em pouco tempo, apenas uns
poucos grandes servidores de email sejam autorizados a trocar mensagens
entre si. Este cenário iria frontalmente contra a própria idéia de uma
Internet aberta que tanto prezamos.

Agradeço mais uma vez pela sua mensagem. Espero que este canal de
comunicação que se abre hoje seja efetivo, bidirecional e duradouro.

Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br