[GTER] Re: Servidores

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Thu Oct 9 16:18:08 -03 2003

Declaro-me, se já o não fiz, voluntário para ministrar tais aulas. Será curioso ver um indivíduo 100% autodidata e CNT=certified, no thanks  palestrando para MCSEs e CNEs... ;-)

Uma coisa enfatizarei, garanto-lhes: a necessidade do bom administrador de redes ter condições de usar ferramentas na linha de comando e de interpretar "scripts". Não que eu tenha algo contra o Webmin, ou outras ferramentas gráficas, mas faço-lhes uma restrição:- elas têm o inconveniente de esconder a complexidade do trabalho do profissional de NOC. Acho, até, que sem saber o que a ferramenta faz depois que se clica o "ok", nenhuma delas deveria ser usada.

[]s na linha de comando,

M.

Também acho oportuno um bom tutorial sobre DNS na próxima reunião.

Quanto ao documento de 3 páginas sobre administracão de DNS, acho
difícil... sem conhecimento básico, talvez gere mais dúvida ainda... já
que a idéia é dar condicões mínimas de trabalho para quem pouco conhece
de DNS, sugiro um documento sobre como utilizar ferramentas gráficas
(Webmin, p.ex.); mas isto já deve existir, é uma questão de procurar e
divulgar.

/*
Marlon Borba
Divisao de Suporte Tecnico
TRF 3a. Regiao
(11) 3012-1683 e 9692-8357
mborba at trf3.gov.br - marlonborba at acm.org
-------
Membro da Internet Society - ISOC - e da
Association for Computing Machinery -
ACM.
Em processo de filiação à
International Systems Security