[GTER]Redundância de "links" Internet & DNS.

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed Nov 19 22:34:16 -02 2003

Marlon,

On Wed, Nov 19, 2003 at 02:34:24PM -0200, Lao DanTong wrote:

> é até possível anunciar um sub-bloco de um provedor em outro, o nic.br já
> havia sugerido isso no passado, mas nenhum operador se mostrou disposto a
> fazer isso. eu configurei dual-home para uma indústria daqui da região,
> não conseguimos endereços IP brasileiros, porque a rede da indústria não
> satisfazia os requisitos do canip, basicamente voltados para provedores de
> varejo/backbones. tentamos negociar com as operadores (embratel e intelig)
> o anúncio cruzado de um sub-bloco de uma na outra, mas não teve acordo.
> [...]

Efetuar anúncio de endereçamento não portável com origem em AS próprio
é uma das técnicas utilizadas para se obter algum tipo de redundância.

Para que ela funcione é necessário obrigatoriamente que se possua um
AS próprio, o provedor de trânsito que alocou o espaço de
endereçamento concorde com o anúncio do prefixo mais específico com
origem em outro AS, e que o outro provedor de trânsito aceite este
anúncio.

Além disto, para que exista algum ganho efetivo, precisa-se torcer
para que este anúncio não seja filtrado.... torcer muito ! Devido ao
que o Alexandre, claramente explicou, é prática corrente a filtragem
de anúncios baseado no tamanho do prefixo. O limite para os espaços
hoje alocados pelos RIRs/NIRs/etc... é de 20 bits.

Mesmo para situações de prefixos com tamanho igual ao limite ou
menores o fato de receber um bloco portável, não lhe garante de forma
alguma a roteabilidade do mesmo. Este é um problema que em geral
alguém que não tenha a internet como seu negócio principal
normalmente não quer/deve ter.

Sem falar nos problemas de balanceamento.

Se o motivo é realmente somente a redundância, a seleção de um bom
provedor com o uso de múltiplos links em meios físicos e equipamentos
independentes, mais a adição de algum igp vai lhe atender plenamente.

[]s
Frederico