Re: [GTER] Redundância de "links" Internet & DNS.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Nov 19 16:28:44 -02 2003

On Wed, 19 Nov 2003, Fernando Lima wrote:

> A solução mais simples seria reconfigurar o DNS em caso de queda do link
> principal. O importante nesse caso é manter o TTL do domínio baixo para
> evitar o cache do endereço nos "outros dns".

acho essa solução muito porca. quebra com a função dos caches de DNS que é
reduzir o tráfego desnecessário desse protocolo.

> Uma solução menos $imples seria utilizar um hardware de load balance que
> faria a mesma coisa só que de forma automática. Uma vantagem dessa solução
> é a possibilidade de se utilizar os dois links. O load balance poderia
> detectar se um dos links cair direcionando todo o tráfego para o segundo link.

hã? não entendi. essas caixas de load balancing servem para quando voce
tem um link (ou não importa quantos links) e mais de um servidor. não
parece ser o caso, em que se tem um só servidor com dois endereços IP.

realmente é melhor ouvir a voz da sabedoria de nosso caro Alexandre
Grojsgold e, antes de tudo, avaliar se a tal redundância é mesmo
necessária. e aí, é necessário saber o que se quer, isto é, quantificar o
downtime aceitável, tempo de retomada de operação etc.

além disso esse negócio de redundância de link pode ser uma furada. há
muito tempo negociamos aqui em São José dos Campos a possibilidade de dois
links (com BGP e os cambaus) com Embratel e a sntiga Global One. Acontece
que ambas usavam o mesmo feixe de fibras ópticas em sua comunicação para
Sào Paulo e a única falha realmente séria que aconteceu foi quando uma
escavadeira da Nova Dutra quebrou esse feixe. Se tivessemos contratado a
"redundância" ela não teria funcionado e teriamos jogado bom dinheiro
fora, por causa deste curioso modo de falha comum.

para calcular confiabilidade e redundância em sistemas complexos as normas
do mil-hdbk-217-e são um bom ponto de partida.

danton