Re: [GTER]Redundância de "links" Internet & DNS.

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Wed Nov 19 15:49:04 -02 2003

Prezados,

Acho que a discussão se afastou um pouco do que Marlon tinha perguntado,
que era meramente garantir o acesso redundante a um determinado website.

A solução multihomed via BGP é genérica demais, supera o requisito de
simples acesso redundante a um website, é de implementação complexa, por
diversas razões, e não estou certo de que seja tecnicamente superior (para
o objetivo específico) a outras técnicas citadas.

É realmente difícil obter-se um bloco IP independente de provedor, é
realmente difícil constituir-se como AS.

Infelizmente é necessário que seja assim, sob pena de romper-se os limites
de escalabilidade da Internet global e tornar inviável e ingerenciável
essa simpática rede que garante o seu, o meu, o nosso ganha pão.

Minha sugestão é que os interessados em enlaces redundantes, e com
redundância de ISP também, façam uma fria análise dos serviços que são
críticos e merecedores de redundância, e que a busquem caso a caso, usando
ferramentas e recursos adequados a cada serviço.

Abraços,
Alexandre.