[GTER] Redundância de "links" Internet & DNS.

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Wed Nov 19 13:59:05 -02 2003

On Wed, 19 Nov 2003, MARLON BORBA wrote:

> Date: Wed, 19 Nov 2003 13:34:06 -0200
> From: MARLON BORBA <MBORBA at trf3.gov.br>
> To: gter at eng.registro.br
> Subject: [GTER] Redundância de "links" Internet & DNS.
>
> Prezados,
>
> Andei pesquisando sobre o assunto e não achei material a respeito disso.
>
> A pergunta é de um amigo:- suponhamos que eu disponha de dois circuitos
> WAN com ISPs e "netblocks" distintos. Imaginemos, ainda, que eu deseje
> implementar redundância automática (ou manual, pode ser) de tal forma
> que www.marlon.com.br resolva para um IP pertencente ao "netblock" cujo
> [...]

Marlon,

Forçar a resolução de IP para um determinado valor vai sempre esbarrar na
questão de cacheamento de resposta que é feito nos servidores de nomes dos
clientes.

Que tal manter a resolução de registro A(ddress) relativo a
www.marlon.com.br para múltiplos IP´s, e deixar os browsers acharem o IP
que funciona a cada momento?

Um certo grau de rotação entre os endereços vai ser assegurada pelas
modernas implementações de servidores de nomes, que "giram" a resposta a
cada query.

Abraços,
Alexandre.